ClickNow®

Localização
Av. Dr. João Guilhermino, 261 Sala 11/13 - Centro Metropolitan Offi­ces CEP: 12210-131 São José dos Campos - SP +55 (12) 39411200 info@clicknow.com.br Mapa
Google Plus

Inovação que não cabe em carrinho de supermercado

Do nome à campanha de lançamento, a ClickNow teve o privilégio de contribuir com o surgimento do primeiro supermercado online de São José dos Campos e região.

Com a vontade de inovar o modo como os joseenses fazem compras de supermercado e propiciar uma experiência totalmente online, os idealizadores do HomeMercado chegaram na ClickNow quando o projeto ainda carecia de nome e identidade. Nossa equipe ficou incumbida de dar cara ao serviço que foi ao ar no dia 16 de abril de 2015 e oferece praticidade ao eliminar a ida ao supermercado, economizando tempo com processo de compra fácil e seguro.

O nome

Esbarramos em um desafio logo na concepção e criação de conceito por trás do nome do projeto: como batizar um projeto inovador para a cidade transmitindo seus valores sem deixar de ser comercial e atrativo? Para Borges, diretor de criação da ClickNow, "supermercado virtual" não era um nome ideal. "Você tem mercado, supermercado, mercadinho, hipermercado... e o virtual você chama só de supermercado virtual? Então achei que precisava se criar um nome conceito", explica ao contar como pensou no termo "home" que, além de remeter ao lar e casa (onde as compras são entregues), é um símbolo importante para a internet. "É o início e, fora do contexto online, é um termo aconchegante", afirma Borges.

Com a proposta de criar um símbolo e conceito que possa servir de referência para projetos semelhantes, surgiu o HomeMercado. Simbolizando o que é o serviço e qual o seu benefício, a assinatura "Seu supermercado online. Suas compras em casa". sintetiza os valores da empresa e todo o processo de compra. "É sonoro e coloca as duas realidades: o virtual e o real", conta Borges ao esclarecer que o benefício não está na Internet, e sim no bem-estar do cotidiano.

Projeção com a marca desenvolvida para o HomeMercado

O logotipo

Com nome e conceito aprovados, o HomeMercado precisava de um logotipo que representasse a empresa. A ideia era reunir três valores do serviço e traduzi-los em símbolos: o carrinho de supermercado representando as compras; a casa transmitindo o valor de conforto e tranquilidade; e o meio asterisco que remete aos cliques e praticidade de fazer compras online.

O laranja da marca é uma cor amigável e excitante, que ao mesmo tempo simboliza comércio e consumo. O azul traz o frescor da empresa, criando um senso de segurança e promovendo a confiança. Além disso, o azul está fortemente ligado à tecnologia. "O casamento delas deve criar uma harmonia. Tem uma urgência, uma coisa de novidade. E não relaxa. É uma coisa de instigar para você ir em frente", justifica Borges.

A campanha

Além da criação do nome e marca, a ClickNow gerenciou as campanhas teaser e de lançamento do HomeMercado no Facebook e em anúncios da plataforma Google AdWords. O supermercado é um ambiente comum e informal, e assim é a linguagem adotada para divulgar o serviço em São José dos Campos e promover a identificação com o público. Durante a fase teaser, as publicações alcançaram 38156 usuários no Facebook e apresentou dados demográficos iniciais dos potenciais clientes do HomeMercado.

Imagens de publicações estratégicas em redes sociais