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Marketing Educacional: Participação de veterano
fortalece campanha de matrículas

Já pensou no que seus alunos têm a dizer aos futuros colegas? A opinião deles vai fazer toda a diferença!

O estudante é a identidade fiel dos valores transmitidos pela marca de uma instituição de ensino. Logo, a credibilidade na captação de novos alunos pode estar diretamente relacionada à influência dos egressos. O que eles têm a dizer aos futuros colegas? As respostas tendem a garantir vantagens na disputa por matrículas.

"A decisão de compra por um produto ou serviço envolve cada vez mais referências de terceiros. As pessoas opinam na internet o tempo todo e esse conteúdo costuma exercer grande influência nas escolhas do consumidor", explica Michele Lourenço, diretora de atendimento e planejamento da ClickNow, em São José dos Campos (SP). Recentemente, a agência apostou nessa estratégia para uma campanha do Grupo Conexão. O desafio, antes de buscar novos alunos, era estimular os veteranos a falar sobre suas experiências de maneira espontânea.

Ação "Um dia de Pós na Conexão" idealizada e desenvolvida pela ClickNow para o Grupo Conexão em 2012

Assim, a ação teria que começar dentro da escola. E não bastaria apenas pedir um depoimento, mas oferecer em troca uma experiência diferenciada para estimular a adesão. Cerca de 80 alunos compraram a ideia e foram as grandes estrelas da campanha "Um dia de pós na Conexão". A ação foi desenvolvida pelo núcleo de Live Marketing da agência e levou para os corredores das unidades São José dos Campos e Taubaté displays interativos que usam a captura de movimento pelo Kinect, da Microsoft.

"A tecnologia permitiu que estudantes gravassem depoimentos espontâneos sobre temas profissionais, pessoais e educacionais que foram utilizados em campanhas na TV, mídias impressas e internet", explica Michele. A ação se baseou no conceito de crowdsourcing, que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários para criação de um conteúdo. O sucesso destacou a escola na rede de conveniadas com a conquista de dois títulos no “Prêmio Melhores Práticas da Pós Adm", nas categorias "Captação e Prospecção de Alunos" e "Melhor Projeto do Ano", em 2013.

O case serve para lembrar também que o marketing educacional deve se basear não apenas em campanhas de matrículas, mas em ações que façam a diferença na vida dos estudantes durante todo o curso e carreira. "Ter alunos satisfeitos com o ensino e que se destacam no mercado é a melhor prova de custo-benefício que uma instituição de ensino pode oferecer. Nosso esforço em inovação precisa durar o ano inteiro", ressalta Michele.