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Promoção Bola na Rede
movimenta shoppings de São Paulo

Ação de Live Marketing criada pela ClickNow leva conceito do gamification ao varejo

Promoção Bola na Rede

Durante o mês de março uma grande ação criada pela ClickNow aproveita o clima do ano do futebol para movimentar cinco shoppings de São Paulo: Central Plaza, União de Osasco, Interlagos, Novo Shopping (Ribeirão Preto) e Aricanduva – o maior da América Latina. É a promoção Bola na Rede, que oferece aos consumidores uma experiência de compra marcante pela gamificação – estratégia de interação que estimula o engajamento do público com as marcas de maneira lúdica. O público pode conferir e jogar o game exclusivo até 30 de março nos shoppings paulistanos e até 5 de abril em Ribeirão Preto.

Arena montada nas Praças de Eventos dos shoppings
Arena montada nas Praças de Eventos dos shoppings atrai atenção do público e reúne as torcidas dos jogadores

Utilizando o sensor de movimento, o game Bola na Rede integra o real e o virtual em uma competição inovadora. Na arena para cobrança de pênaltis, o jogador está na marca do chute, mas não há uma bola para chutar. O chute é real e a bola é virtual. Os movimentos reais são captados pelo sensor e automaticamente transferidos na bola virtual, visível na tela do jogo.

O gol é dividido em boxes de valores correspondentes a pontuações diferentes, que variam a cada cobrança, ganhando maior dificuldade conforme o tempo se aproxima do limite. O participante deve fazer quantos chutes puder durante 30 segundos. Mais do que fazer gols, o objetivo do jogo é ter a melhor pontaria e acertar a bola na região que mais agrega pontos. O desempenho vai para um ranking geral e no final da temporada os três primeiros colocados de cada shopping ganham prêmios como Smart TV, Home Theater, Xbox One e Kinect.

Cada R$100,00 em compras nas lojas participantes dá direito a um cupom para jogar. Quanto mais cupons, maior a possibilidade de o jogador superar a si mesmo, mas as chances de ganhar são as mesmas para todos. A ideia é que o vencedor seja de fato o mais habilidoso e não o que gastou mais – apenas a maior pontuação entre todas as jogadas será considerada no ranking final. Assim, a competição é real para todos, sem nenhuma distinção, tornando a disputa ainda mais acirrada e emocionante.

Bola na rede multidão
"O game é totalmente personalizado e movimenta um espaço público estratégico. Além de despertar a curiosidade de quem está passando, também chama atenção nas mídias sociais, já que todos nós gostamos de compartilhar esse tipo de experiência", conta Michele Lourenço, diretora de atendimento e planejamento da ClickNow, que criou a aplicação. Para favorecer essa disseminação, após cada participação a foto da interação é postada nas fanpages dos shoppings para serem curtidas e compartilhadas.
Chutou é gol
Hotsite é ponto de encontro virtual entre o shopping e o público do jogo

Além do desenvolvimento do game e conceito criativo da campanha, a ClickNow cuidou da estratégia digital que conta com “pontos de encontro” online entre os shoppings e o público do jogo. O hotsite www.promocaobolanarede.com.br permite o acompanhamento do ranking geral, entre outras informações, e é página de destino conforme os planos de mídia em Adwords e Redes de Display do Google. Nas fanpages de cada shopping a divulgação foi intensificada com curiosidades sobre futebol, informações sobre a mecânica do jogo e chamadas de incentivo à competição.

Já foram dados mais de 250 mil chutes em duas semanas

Ação consolida ClickNow como agência de Live Marketing

Protótipo do game em funcionamento durante a fase de desenvolvimento

O game Bola na Rede é resultado de um novo núcleo de pesquisa e desenvolvimento da agência, pioneiro em ações de Live Marketing que utilizam interação multimídia para que as pessoas vivenciem as marcas em experiências e sensações envolventes. Esse conceito, uma evolução do marketing promocional, ganha cada vez mais a simpatia de grandes marcas. "Queremos promover interlocução viva entre marcas e pessoas, provocando uma compreensão diferenciada de produtos e serviços por meio de experiências sensoriais", explica Michele.

Segundo a AMPRO (Associação de Marketing Promocional), só em 2012 o setor movimentou R$40 bilhões no Brasil. Mesmo lidando com emoções, vale lembrar que os resultados do Live Marketing se destacam também pelo potencial de mensuração, já que o público-alvo é atingido com muita precisão e o acompanhamento da ação se dá em tempo real. Com o entusiasmo presente no momento do consumo, as vendas são impulsionadas e a percepção do impacto positivo é imediata.